Afinal, o que é amadurecer?
Significado de amadurecer: tornar-se maduro; tornar-se experiente com o tempo. Mas, o que é esse tal de amadurecimento e experiência? Crescemos sabendo que o amadurecimento é onde a maioria das pessoas quer chegar e este, só atinge o seu ápice na fase adulta. Mas o que é de fato ser maduro? Existe receita do bolo para amadurecer?
As diferentes fases pelas quais passamos, em sua grande maioria são inevitáveis, mas quando atingimos um nível onde as tribulações não mais nos atingem, podemos dizer que amadurecemos.
Um indivíduo ainda na infância, ao se machucar ou passar por uma determinada situação na qual o aborrece, encontra como saída, o choro em voz alta, afinal esta é a maneira que ele tem de chamar a atenção das pessoas que estão à sua volta, e expressar o seu sentimento. Na juventude até a fase adulta, o som do choro já não causa o mesmo impacto e é muitas vezes substituído por palavras e ações, onde não mais necessariamente precisamos da atenção de alguém. Neste ponto, podemos dizer que já se chegou a um nível de maturidade.
Muitos podem questionar se o tempo é um fator determinante para que se alcance a maturidade. Isso é bem relativo, pois, não há um tempo exato para que isto aconteça. A prova que nem em todos os casos o tempo funciona como auxílio, é quando falamos de superação, a qual funciona como um conjunto de degraus que nos leva ao amadurecimento por completo. Digamos que quando uma pessoa consegue superar algo, ela se volta para dentro de si mesma e estabelece uma conexão com a sua própria liderança, onde ela sabe distinguir o que vai ser capaz de tirá-la da sua órbita, ou não, e cada ser humano tem um momento para superar as situações.
O amadurecimento acontece quando deixamos de ser a pessoa que preocupa e passamos a ser a pessoa que se preocupa. Quando é chegada a maturidade, a saúde passa a ser um problema questionável, as despesas passam a ser consideradas, e a independência? Ah! A tal independência! Ouvimos por aí que amadurecer é pagar boletos, mas só? Não! Muito mais que isto! É esperar a vez de falar e de ouvir, é ter empatia, é saber que a opinião do outros não determina quais decisões você vai tomar, é ter consciência de que os erros virão mesmo que esteja tudo certo para dar certo, e desfrutar de cada experiência vivida, seja ela boa ou ruim. Ser maduro é estar disposto a dar um passo atrás quando necessário, é pedir perdão se for necessário, é admitir que o outro está certo quando necessário.
Enfim, a maturidade é uma palavra pequena com um vasto significado, e o que mais a define é a capacidade de liderar as próprias escolhas e saber lidar com cada uma delas.
E finalmente concluímos que maturidade anda lado a lado com as virtude da humildade.
Flor dedicada ao texto: Syringa, simboliza inocência
Bia Teixeira
Publicitária, baiana e turista pelo mundo afora!