Nossos Cerebros se Completam
Muito se discute sobre as diferenças entre os cérebros masculino e feminino. Frequentemente, essas discussões tendem a valorizar um cérebro e segregar o outro e vice-versa. Vamos olhar esse tema hoje, por um outro ângulo. Nossos cem bilhões de células nervosas que formam mais de cem trilhões de circuitos neuronais fazem do nosso cérebro uma fonte de habilidades tão imensa que nós mesmos somos incapazes de imaginar. Por que não aproveitar esse potencial para construirmos juntos (homens e mulheres) ao invés de ficarmos medindo nossas diferenças?
O desenvolvimento científico e tecnológico nos permitiu conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do nosso cérebro, através de estudos com ressonância magnética funcional, que apontaram algumas particularidades dos cérebros feminino e masculino:
- O cérebro das mulheres é aproximadamente 10% menor que o dos homens, mas possui maior número de circuitos neuronais;
- A mulher está mais sujeita a sentir depressão do que o homem, devido à menor produção de serotonina pelos seus neurônios;
- O cérebro masculino mais apto à compreensão, enquanto o feminino é programado para a empatia;
- A aptidão para atividades matemáticas é maior no cérebro deles, enquanto as mulheres se saem melhor em atividades verbais. Está ai a explicação porque as mulheres falam muito; tudo é uma questão de conexão neuronal;
- As mulheres são mais emotivas e expressam com mais facilidade seus sentimentos porque o sistema límbico delas é mais desenvolvido do que o deles (Já falamos sobre isso nos textos anteriores “Ame com todo seu cérebro – parte I e II”)
(Fonte: http://emais.estadao.com.br/blogs/joel-renno/diferencas-cerebrais-entre-homens-e-mulheres-justificam-habilidades-e-comportamentos-distintos/)
Com esses achados, podemos dizer que nossas diferenças não fazem um cérebro ser melhor do que outro, mas nos fazem entender que eles se complementam. Podemos passar a ver essas diferenças como um fato positivo e compreendê-las como um facilitador para os relacionamentos. Homens e mulheres, sabendo de suas habilidades, podem tirar melhor proveito delas, já que estarão aptos a corrigir suas fraquezas e a aprimorar suas competências e usá-las para seu bem e para o bem dos seus parceiros. Homens e mulheres podem e devem usar suas diferenças para se complementarem, respeitando a diferença do outro e assim podermos construir e fortalecer nossos relacionamentos.
Este conhecimento é um convite para abandonarmos a vivência dentro de padrões femininos e masculinos e deixarmos de segregar pessoas apenas com base no gênero. As diferenças possibilitam que um preencha a lacuna existente no outro e assim, mais do que tudo, podemos nos tornar parceiros, verdadeiramente complementares...
Flor dedicada ao texto: Winter Sweet, simboliza Comparação.
Dra. Elza Magalhães Silva
Médica neurologista...