Resiliência
Resiliência
“Reconhece a queda
E não desanima.
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima”
A composição de Paulo Vanzolini e interpretada brilhantemente pelo cantor Noite Ilustrada é um convite irresistível à resiliência.
Resiliência, para os físicos, é a capacidade de um material retornar ao seu estado normal mesmo depois de ter sido aplicada a ele algum grau de tensão. O cientista inglês Thomas Young foi um dos primeiros a usar o termo resiliência. Mais recentemente, a psicologia adotou a palavra resiliência para simbolizar nossa capacidade de estar constantemente lidando e superando situações adversas. Todos temos capacidade e uma força interior que emerge durante nossas crises, atuando na resolução de nossos problemas. Uma vez que superamos nossas dificuldades, sentimo-nos empoderados e capazes de encarar as situações com mais força, maturidade e serenidade.
Segundo a coaching italiana radicada no Brasil Bibianna Teodori, desenvolver a resiliência é fundamental para enfrentar os desafios pessoais e profissionais. Confira a seguir sete passos para elevar nossa resiliência, de acordo com Bibianna:
- Mantenha o foco no futuro. Olhe para frente e não se prenda ao passado.
- Mantenha-se motivado. Lute por seus sonhos e objetivos. Quem trabalha por seus ideais não tem tempo para chorar as mágoas.
- Invista em seus relacionamentos. Eles são uma grande fonte de apoio e de encorajamento.
- Mude o hábito de colocar defeito nas coisas e de ver apenas o que as pessoa têm de pior. Combata o costume de ter uma opinião formada sobre tudo.
- Redescubra as coisas que lhe dão prazer. Fique atento às suas necessidades. Cuide de sua mente, de seu corpo e de sua saúde.
- Fique atento às necessidades dos outros. Contribuição e compaixão aumentam a resiliência.
- Resiliência não é rejeitar ou ignorar as emoções negativas, mas apenas não permitir que elas controlem você. Fique atento!
- Fonte: http://cio.com.br/carreira/2014/09/05/sete-passos-para-elevar-a-resiliencia/
Logo, a postura mais eficiente para enfrentar qualquer situação problemática passa obrigatoriamente por abandonarmos a posição de vítima e partirmos ao encontro das soluções. Acho que nós, brasileiros, sabemos bem o que é isso não é mesmo? Somos um povo criativo, usamos sempre poucos recursos para encontrar soluções e sabemos como atuar sob pressão. No decorrer de nossas vidas, somos constantemente testados em nosso poder de resiliência de todas as formas possíveis, seja no trabalho, no lar, na vida amorosa ou nos nossos relacionamentos de amizade. Nossa mente precisa estar em boa forma para sair ilesa de tudo isso. Como fazer isso? Nos valorizando, nos desafiando no dia a dia, cuidando de nossos entes queridos, de nosso trabalho, de nossa vida e confiando em nossa força interior.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou o seu passado ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto”
Nelson Mandela
Vencedor do Nobel da Paz em 1993, Nelson Mandela, um jovem advogado sul africano de direitos humanos, líder da resistência não violenta da juventude contra o Apartheid, acabou como réu em um infame julgamento por traição e passou 27 anos preso em uma cela minúscula e privado do contato com sua família. Optou pelo amor ao invés de ódio quando finalmente libertado, se consagrando um reconhecido defensor da liberdade, justiça e democracia, vindo a se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul.
Um verdadeiro exemplo de serenidade e resiliência.
Flor dedicada ao texto: Aster, simboliza Paciência
Lúcia Braga
Décima primeira filha de um casal de mineiros de Paraisópolis, MG...