Você está em um relacionamento abusivo?

Você está em um relacionamento abusivo?

Equipe AmorMeu Utilidade Pública 20/04/2017 (0)

Se relacionar com outras pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, cada um possui suas manias e personalidade. No entanto, em muitos casos, a relação pode se tornar algo nada saudável e você pode não perceber quando isso acontece.

Um relacionamento abusivo pode causar desconforto e até mesmo sofrimento. O problema maior é que nem sempre a pessoa consegue enxergar essa situação e se livrar dela, permitindo que estes abusos cresçam e ocorram com frequência. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que esses excessos dão para compreender sua situação e tomar as ações necessárias.

3 sinais de um relacionamento abusivo

As relações abusivas são caracterizadas por ações de controle e desequilíbrio emocional, onde a pessoas agressora impõe seu poder físico ou psicológico, se tornando autoridade máxima entre o casal. Assim, a outra parte começa a desaparecer e suas vontades se tornam cada vez menores e sem importância.

A pessoa agressiva passa a se comportar de maneira mais obsessiva e com o passar do tempo começa a se impor cada vez mais e a dominar a outra parte. Algumas das atitudes podem ser resumidas em:

1 - Ciúme excessivo:

O ciúme acaba sendo algo comum entre os casais, contudo, quando se torna exagerado pode ser demonstração de um caráter abusivo. A pessoa começa a te afastar dos amigos, dos colegas de trabalho e até mesmo da própria família, colocando ideias de que seus antigos parceiros só lhe fazem mal.

Você começa a ser visto como propriedade pelo seu cônjuge, que comanda quem pode se aproximar de você e quem deve ser afastado, tentando te manter isolado e exclusivo apenas para o seu par.

2 - Controle e superioridade:

Normalmente pessoas com este caráter tendem a se sentir superiores e acreditam que devem controlar todas as situações, especialmente no relacionamento. Tal personalidade deve ser sempre o centro das atenções e tudo deve girar em torno dela. Assim, é ela quem comanda os passeios, o círculo de amizade, as finanças e tudo o que for relacionado ao casal.

Em muitos casos, a pessoa abusiva passa a humilhar e constranger a outra parte, acreditando na inferioridade do mesmo. Isso pode causar problemas graves de personalidade e de autoestima na pessoa ofendida.

3 - Manipulação e punição:

Quando você tenta reagir às agressões, começa o processo de chantagem. Assim, a pessoa faz com que toda culpa caia sobre você, fazendo com que os seus sentimentos de pena e remorso sejam fortes. Ela consegue manipular suas emoções e seu comportamento, e você volta a agir conforme a vontade do agressor, causando punições cada vez mais severas.

Se livrar das agressões de um relacionamento pode ser difícil, mas ainda assim é possível. Você deve ficar sempre atento quando sua relação não faz bem e tentar manter a consciência sobre isso, criando ações para o seu próprio bem-estar.

Como se livrar de um relacionamento abusivo?

1 - Antes de qualquer coisa: se ame!

A frase “ame-se para que os outros possam te amar” deixou de ser um clichê, principalmente em um mundo onde vemos tantas agressões no meio de um casal.

Antes de buscar um relacionamento afetivo, você deve se amar e permanecer se amando o tempo todo. Só assim, você irá se priorizar, se cuidar e se afastar de qualquer pessoa que tenta te minimizar e apoderar dos seus sentimentos.

2 - Tenha cautela:

Depois que você perceber os primeiros sinais de agressividade, é importante ter cautela, pois a pessoa controladora pode perceber suas intenções e aumentar a perseguição. Isso pode se tornar perigoso e você pode prejudicar a própria saúde.

Por isso, mantenha sempre a calma e aja com cuidado, sempre pedindo ajuda de quem for próximo a você. Não sinta vergonha, procure seus amigos e sua família para que juntos vocês possam achar a melhor solução.

3 - Procure ajuda de profissionais:

É comum você estagnar na relação e se submeter aos abusos sem ter coragem ou forças para lutar contra. Isso acontece quando a pessoa chega a um nível forte de depressão e baixa autoestima, deixando sua vida e sua felicidade de lado. Se este for o seu caso, então procure ajuda de um psicólogo. Estes profissionais são especialistas e possuem experiências nesta área.

Ter alguém para desabafar e ajudar com quem não tenha nenhum laço afetivo, pode contribuir de várias maneiras para sua recuperação e, enfim, o abandono às agressões. Também vale propor ao parceiro ou parceira que converse com um terapeuta, pois em alguns casos, o agressor não tem total ciência sobre suas atitudes.

4 - Cuide de você:

Nada melhor que cuidar de você mesmo. Faça coisas de que você goste, trata o seu corpo e sua mente com carinho, melhorando o bem-estar e a sensação de prazer. Assim, certamente você passará a gostar ainda mais de si e perceber que não precisa de ninguém para ser feliz.

As relações devem ser gostosas e prazerosas, quando elas passam a ser frustrantes e desanimadoras, não há como dar certo. Não deixe que isso ocorra, evite qualquer situação semelhante e ao menor sinal de abuso, se afaste, antes que a situação piore. Lembre-se que nada é melhor que encontrar uma pessoa que nos transborde alegrias e boas emoções.

Você passou por alguma situação de abuso? Conhece outras dicas importantes para evitar essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências.

Com carinho.

Equipe AmorMeu.

Flor dedicada ao texto: Amor Perfeito, simboliza Reflexão

Equipe AmorMeu

Muitos corações envolvidos, muitas cabeças pensando, muitas mãos escrevendo. E um só desejo; o de contribuir com informação para o público AmorMeu.

COMENTÁRIOS PUBLICADO Adicionar comentário

Nenhum resultado foi encontrado.